Como escrever um bom texto dissertativo


bons-estudosQuero socializar com todos algumas dicas rápidas sobre como construir um bom texto dissertativo. Ele tem a função de desenvolver um raciocínio, analisar contextos, dados e fatos, oportunizando ao leitor, a discutir, argumentar e defender o que propõe-se na fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de comprovações, apresentadas pelo autor.

É composto por três partes essenciais:

Introdução:

O autor na introdução deve usar de coerência e objetividade, visando proporcionar ao leitor o entendimento do que se trata o referido texto, bem como despertar nele, a vontade de continuar a leitura. Na introdução é que se define o que será dito no desenvolvimento, e é nessa parte que o autor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção.

 Desenvolvimento:

No texto dissertativo a persuasão aparece de forma explícita. É nesse momento que o escritor desenvolve o tema, seja através de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico, tomando sua posição a respeito do que está sendo analisado/discutido.

Considerações Finais:

As considerações finais é um resumo breve de tudo o que já foi dito, cabendo também a essa parte responder à questão proposta inicialmente, expondo uma avaliação final do assunto.

  • Qualidades de um texto dissertativo

Concisão

Ser conciso é ir direto ao ponto, não ficar utilizando palavras demais para exprimir uma ideia. Um texto conciso é um texto direto, objetivo.

Clareza

Um bom texto deve ser claro, o leitor deve entender o que o autor quer dizer. Por isso, expresse suas idéias de forma que possam ser rapidamente compreendidas pelo leitor. Evite escrever períodos muito longos, pois eles podem acabar servindo como armadilha contra você, levando-o a cometer erros de concordância e até de coerência. IMPORTANTE: Usar a norma culta não significa compor o seu texto com um quantitativo exacerbado de palavras difíceis.

Correção

A linguagem utilizada na redação deve estar de acordo com a norma culta e, para isso, é indispensável ter um conhecimento básico de ortografia. Tenha sempre uma gramática e consulte-a. A releitura do texto é imprescindível para sua qualidade final. Possivelmente, peça a outra pessoa para ler o seu texto e que faça considerações sobre o mesmo, pois as vezes questões mínimas passam despercebidas ao autor do texto.

Elegância

A elegância é conseguida quando existe correção, clareza e concisão, além do conteúdo. Lembre-se de que a elegância deve começar pela própria apresentação do texto. A formatação faz parte desse item. Procure usar o manual de normas da ABNT para seus textos, ou o manual da sua Instituição de Ensino, pois as orientações específicas ajudam bastante na hora de formatá-lo.

Anúncios

Um comentário sobre “Como escrever um bom texto dissertativo

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s