Socorro, precisa-se de cultura


A cultura do Reino de Deus e as sub-culturas denominacionais

Foto: Reprodução

Tenho uma inveja exótica pela grande variedade de opções existentes nos grandes centros no que tange a cultura e suas adjacências.

Exposições, teatros, cinemas, livrarias, shopping, shows, enfim, o leque de sugestões para quem busca crescimento informativo cultural é diverso e paira pela dúvida do que escolher para tal fim.

Abro a primeira página do jornal Folha de São Paulo e encontro várias sugestões de programação cultural.

Captura de tela inteira 16022014 112739.bmp

O Rio de Janeiro não fica atrás,  o caderno cultural do O Globo me faz mais inveja ainda…

Captura de tela inteira 16022014 113122.bmp

Nossa cultura é indiscutivelmente plural e dinâmica. Compõe linguagens, ideias e valores eruditas ou populares. Arte é, antes de tudo, interação, uma forma de comunicação dialógica, onde a pessoa dialoga consigo mesmo, com os outros e com o mundo através das representações que constrói no fazer artístico (Freire, 1997).

Enquanto isso, nós do interior sobrevivemos com filmes que não enchem os olhos sedentos por cultura, com teatro lá uma vez ou outra e bares embebecedores. A livraria, tenta, modestamente, fazer a sua parte. Shopping?! Quem sabe um dia!

O que acalma é saber que breve o Teatro SESI Itaperuna estará de volta com a programação, alimentando meu anseio esperançoso por dias mais culturais na minha vida de interiorano.

Não posso deixar de mencionar, que apesar da crítica construtiva (Tomara ser), as cidades do interior tem lá as suas vantagens. Mas isso é assunto para outro post.

Ops! Mas essa é minha opinião, já estava esquecendo que para alguns a arte é algo supérfluo. Oremos por essas almas que partirão sem ter o prazer de mergulhar em um cosmos, as vezes inimaginável que se pudesse chegar!

Referência: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes indispensáveis à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s