Somos todos educadores, concordam?



Não será preferível corrigir, recuperar, e educar um ser humano que cortar-lhe a cabeça?
Fiodor Dostoievski

Eu ainda lembro vagamente dos professores que fizeram parte da minha trajetória de vida acadêmica. Mas não saem da minha mente os momentos em que convivi com os meus educadores, que além de professar os conteúdos atitudinais (Lembram?) me ensinavam a como ser uma pessoa melhor.
Refiro-me a educadores, mas sem o estigma de que estes são apenas os que tiveram comigo a sala de aula. Não!?
Devemos ser justos com os protagonista ao ato de educar… Ele vai muito além dos metros quadrados de um estabelecimento de ensino. Ele transpõe os muros escolares e vai caminhando a passos curtos pela estrada da nossa vida vivida.
Somos fruto de um processo educacional muito mais amplo do que se imagina. Nos meus alguns anos de vida, aprendi muito mais fora do espaço escolar, do que ali dentro cercado de carteiras e giz por todos os lados.
Aprendi a ter respeito pelas pessoas como elas são. A dar notoriedade pela essência bondosa do ser humano e não pelo que lhe é falho. Somos imperfeitos, inacabados e principalmente, seres dotados de capacidade mórbida para qualquer coisa, por mais positiva ou negativa que ela seja.
A minha moral foi construída por muitos “educadores”. Meu Amigo, meus pais, meus colegas, meus empregadores, meus vizinhos e os vizinhos dos outros também. 
A sabedoria não está enraizada dentro do processo educacional simplesmente. Ela voa, com toda liberdade que lhe é oferecida, para os diversos cantos da sociedade na qual estamos inseridos.
Neste dia do educador, quero parabenizar não só aquele que está dentro da sala de aula, mas a todos que de alguma forma nos educam no transcorrer da nossa existência.

Que nós tenhamos nos próximos anos, seres (EDUCADORES) que sigam o ensinamento de Dalai Lama: “Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.”

Deixe seu comentário

